Por causa da ociosidade, Justiça do Trabalho condenou empresa por afastar funcionários das atividades
São Paulo – As empresas ActionLine, Natura e Simm do Brasil – fabricante de celulares da marca Blackberry – foram condenadas pela Justiça do Trabalho de Campinas (SP) a pagar indenização no valor de R$ 663 mil por assédio moral praticado contra gestantes e empregadas que cumpriam aviso prévio. O valor deverá ser direcionado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Os pedidos da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) resultam de diligência realizada em 2009 nas dependências da ActionLine, empresa que presta serviços de call center para Natura e Simm, quando houve o flagrante de assédio moral.
Conforme o vídeo, as vítimas permaneciam completamente ociosas durante o expediente e, como medida preventiva, eram retiradas dos postos de trabalho temendo falhas nas atividades.
Na decisão, o juiz Josué Cacato, da 10ª Vara do Trabalho de Campinas, determinou que as empresas não podem permitir atos de discriminação contra gestantes e funcionários e nem deixar qualquer trabalhador sem o exercício das funções para as quais foram contratados, mesmo que estejam cumprindo aviso prévio.
Elenice Santos, com informações do Valor Econômico - 20/09/2010