Informativo On-Line:

Cadastre-se e receba o informativo do sindicato por email.

Maioria dos bancários diz estar disposta a aderir às greves na campanha 2018

NOTÍCIAS

11, junho 2018 21:03

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, apresentou o resultado da consulta nacional feita junto aos bancários de todo o país, na Conferência Nacional. Mais de 36 mil questionários foram respondidos. Deste total, 62% são de sindicalizados. 
Do universo que respondeu aos questionários, 43% são homens e 36%, mulheres. Os demais não identificaram o gênero. Em relação a raça, os números reafirmam o preconceito que ainda existe no mercado de trabalho do setor: 71% dos pesquisados são brancos e pouco mais de 5% responderam ser negros.
Outro dado da pesquisa que chama a atenção, é o número de bancários que respondeu estar disposto a aderir às greves da categoria na campanha salarial deste ano: 60% do total, o maior índice dos últimos anos, o que comprova a insatisfação dos trabalhadores com a atual situação de crise econômica, agravada após o golpe que levou o Temer à Presidência da República.
Prioridades da campanha
Para a categoria, as duas principais prioridades para a campanha nacional deste ano devem ser o aumento real de salários e a defesa dos direitos conquistados, previstos na Convenção Coletiva de Trabalho e na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), conquistas agora ameaçadas após a Reforma Trabalhista. Combate ao assédio moral, garantia no emprego, impedir as terceirizações, melhor PLR e segurança são os demais itens apontados na consulta.
Consciência política
Os bancários mostraram também que estão antenados com o fato de a conjuntura política ter consequências nocivas e diretas na vida dos trabalhadores. Cerca de 90% disseram que não votariam, de forma alguma, em um candidato que votou a favor da reforma trabalhista e esmagadora maioria respondeu também que acha muito importante ou importante votar em um candidato compromissado com os interesses da classe trabalhadora.
 

Comentários


Para comentar você precisa estar logado.


Leia também:


17, August 18

Cadê a proposta da fenaban

17, August 18

Caixa apresenta pequenas evoluções, mas propostas ainda são insatisfatórias

17, August 18

Com poucos avanços e ameaça das GDPs, mesa do BB continuará no dia 21