Informativo On-Line:

Cadastre-se e receba o informativo do sindicato por email.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Empregados param nesta quinta-feira contra abertura de capital da Caixa

NOTÍCIAS

06, dezembro 2017 18:45

O SINDICATO SEMPRE NA LUTA - Os empregados realizam nesta quinta-feira (7/12), uma mobilização nacional contra a mudança no estatuto e a abertura de capital da Caixa

Nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, será realizada a reunião do Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal, em Brasília, com o objetivo de mudar o estatuto da empresa para permitir a abertura de capital, tornando-a uma sociedade anônima. Os sindicatos consideram esta decisão, um largo passo do governo Michel Temer, para a privatização do banco. A proposta do Palácio do Planalto contraria o próprio Estatuto das Estatais e depende de lei específica no Congresso Nacional. Por isso, Temer quer mudar o estatuto. 
Até o atual presidente da empresa, Gilberto Occhi, declarou à imprensa, em novembro deste ano, que é contra a transformação do banco em uma empresa S/A. “A abertura de capital não vai acontecer em nenhum governo. A Caixa é o único banco federal 100% público, que cumpre políticas públicas de governo”, afirmou.
Pressão dos empregados
A representante dos empregados no CA, Rita Serrano, que já declarou voto contrário à esta mudança, encaminhou mais um documento para expor as objeções à proposta e oferecer sugestões de melhoria na governança sem que haja a necessidade de mudança estatutária e a abertura de capital. 
“Como os trabalhadores só têm direito a um representante no Conselho de Administração, não basta a posição de nossa companheira Rita. Temos que cumprir a nossa parte e organizar uma forte mobilização para pressionar a direção do banco e barrar este processo que tem por objetivo privatizar a Caixa”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Paulo Matileti. O sindicalista já está em Curitiba, para uma reunião de representantes de todo o país da Apcef (Associação do Pessoal da Caixa) e da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa). O objetivo do encontro é fortalecer a luta contra as mudanças planejadas pelo governo temer e em defesa da Caixa 100% pública. 

Comentários


Para comentar você precisa estar logado.

Leia também:


08, December 17

CUT e centrais deflagram estado de greve

07, December 17

Vitória: pressão dos empregados barra transformação da Caixa em S/A

06, December 17

Funcionários realizam plenária e criticam descomissionamentos no BB